Quebra cabeça das emoções

No mês passado tive a oportunidade de participar do Curso Maker para Educadores, oferecido pela Bê-a-bá Maker. Foi um curso intenso de 20 horas presenciais, onde aprendemos sobre Cultura Maker, Design Thinking, Fabricação Digital, Programação, Avaliação de Projetos e Mudança de Mindset em espaços de aprendizagem. Foram três dias de muito aprendizado e trocas.

Como tínhamos a nosso dispor uma cortadora a laser, aproveitei para colocar em prática uma ideia que eu vi no perfil @seligaprof no Instagram. A atividade, nomeada por mim de Quebra-Cabeça das Emoções, foi aplicada com alunos do Maternal I, que tem por volta de 3 anos. As peças foram cortadas na cortadora a laser e o material utilizado foi o MDF. Mas, você pode fazer tranquilamente utilizando papelão e tesoura. Os desenhos foram feitos utilizando o bom e velho canetão encontrado facilmente em várias escolas. Vejam as imagens abaixo.

O socioemocional foi trabalhado durante todo o anos pelas professoras da turma (em cheguei somente em outubro) e essa atividade foi feita mais como finalização do assunto. Uma atividade simples e que as crianças amaram.

Quero reforçar mais uma vez que você não precisa ter acesso a uma cortadora a laser para construir um quebra cabeças. Olhe em volta e veja os materiais que estão disponíveis. É possível sim inovar em sala de aula com pouca coisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s