Google Lens: transforma sua câmera em campo de pesquisa

O Google está prestes a dar um grande passo na forma como as pessoas fazem busca por informações na internet. O nome desse passo é: Google Lens. De forma simplificada, o Google Lens é um buscador via câmera do celular. É uma nova inteligência artificial que capacita a câmera de um smartphone Android a ler e interpretar tudo o que estiver sendo apontado. A novidade foi apresentada pelo CEO do Google, Sundar Pichai. A ferramenta estará disponível no Google Assistant e no Google Photos em breve.

Sundar Pichai apresentou alguns exemplos de uso do Google Lens para facilitar o entendimento:

  • Se uma pessoa mirar para um estabelecimento comercial na rua, aparecerão na tela as informações do local, como avaliações, horários de funcionamento e comentários de usuários.
  • Se o item for uma flor, o Google Lens irá fornecer informações sobre a espécie da planta ou se há floriculturas próximas.
  • Se a pessoa aponta para um código de barras com credenciais de uma conexão WiFi, o smartphone será conectado à rede automaticamente.
  • A integração do Lens com o Assistant também será uma boa ferramenta para traduções.

    Na apresentação, a câmera do celular foi colocada em frente a uma placa com informações escritas em japonês. Ao apertar no ícone do Lens e perguntar “o que isso quer dizer?”, o Assistant traduziu o texto.

    Sundar Pichai mostrou também que os algoritmos do Google possuem tecnologia para melhorar automaticamente a qualidade das fotos.

    Os exemplos mostrados foram:

    • Se você fizer uma foto de um jogo de baseball através de uma grade, o Google pode automaticamente remover a grade da foto e deixar a imagem mais limpa para facilitar a pesquisa;
    • Se você fotografar com baixas condições de luz, o Google pode automaticamente realçar os detalhes da foto pra que ela fique com uma melhor qualidade.

A forma como as pessoas pesquisam na internet vai mudar drasticamente

Com o Google Lens, cada vez mais as pessoas irão apontar para objetos para que o buscador identifique o que é e forneça informações sobre o assunto. Isso deverá impactar em todo o trabalho de SEO, pois as pessoas não buscarão mais por meio de palavras e sim por meio de imagens. Como o Google costuma dizer, o principal fator de ranqueamento é um bom conteúdo, um resultado que cumpra a expectativa do usuário. Isso causará um alto impacto em SEO futuramente.

Fonte: Resultados Digitais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s