Sai Zika Rio Preto

A dengue é uma doença que preocupa as autoridades há algumas décadas. O Aedes Aegypti (mosquito que transmite a Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela) acaba de ganhar mais um inimigo nesta guerra. O professor Leandro Ferreira de Oliveira, docente da E.M. Regina Mallouk, desenvolveu um aplicativo de celular para combater a dengue e explica a origem da ideia: “Sempre desenvolvi desenhos animados, games, sites e estudando o tema percebi que faltava um aplicativo de celular para orientar de forma lúdica e colaborativa a comunidade a combater este mosquito em nossa cidade”. O aplicativo Sai Zika foi desenvolvido pensado na educação ambiental. Nele, o usuário pode aprender com história em quadrinhos, fazer uma mosquitérica (armadilha para pegar o vetor da doença), dicas de prevenção, ver informações sobre o Aedes Aegypti e as doenças que ele transmite, testar seus conhecimentos com games, eliminar os criadouros e compartilhar fotos em redes sociais, além de ligar para o Disk Dengue e denunciar potenciais focos do mosquito no bairro. “O aplicativo foi desenvolvido para ser uma importante ferramenta pedagogia para os docentes, mas toda a sociedade pode instalar e utilizá-lo. As crianças vão aprender e se divertir. Elas vão orientar os pais, a família e a comunidade. O app já está sendo utilizado na escola e o feedback tem sido muito positivo. Eles estão realmente empenhados no combate ao Aedes”, explica Leandro. Sai Zika foi desenvolvido pensando nas crianças. O aplicativo foi otimizado para rodar em aparelhos mais modestos e em versões mais antigas do Android®. O app é gratuito e pode ser baixado na Google Play, basta digitar: Sai Zika Rio Preto ou clicando aqui.

Confira o que o aplicativo apresenta:

Saiba mais
Informações sobre o Aedes Aegypti e as doenças que pode causar (Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela).

Enviar Foto
Tire fotos combatendo a dengue e compartilhe nas redes sociais. Também é possível enviar a foto para o e-mail da escola, por exemplo.

HQ
História em quadrinhos educativa digital sobre a dengue da Turminha da Hora.

Jogo
Destrua o Aedes e ganhe muitos pontos! Você tem apenas 30 segundos!

Quiz
Responda a um divertido questionário sobre a dengue! Será que você consegue acertar todas?

Mosquitérica
Aprenda a fazer uma armadilha para capturar o transmissor da dengue.

Piadas
Divirta-se com divertidas piadas, charadas e charges. Possui o recurso “Shake It” que ao chacoalhar o celular você vê outras piadas.

Como Prevenir
Veja dicas para prevenir a proliferação do mosquito. Possui o recurso “Shake It” que ao chacoalhar o celular você vê outras dicas.

Música Dengue
Ouça uma divertida paródia da música Gangnan Style, a “Olha a dengue!”, onde vamos aprender sobre a doença, seus sintomas e modos de prevenção.

Disk Dengue RP
Com apenas um toque você pode ligar para  Disk Dengue e denunciar focos do mosquito em seu bairro. A ligação é gratuita.

Deixe um comentário