Kits para crianças montarem seus próprios computadores

É muito frequente ouvirmos que as crianças já nascem sabendo “mexer” em computadores, tablets e smartphones. Agora, além de poderem fazer uso dos softwares, também poderão criar seus próprios computadores. É isso mesmo, a empresa britânica Kano lançou um kit homônimo para ensinar crianças de 6 a 14 anos a montarem seus próprios computadores e ainda aprenderem o básico sobre programação (tá certo, pode ser usado por adultos também).

O kit Kano custa US$ 150, vem todo desmontado, fazendo com que tenha que ser montado antes do uso. O processador e outros componentes eletrônicos ficam em uma única placa-mãe chamada Raspberry Pi e os demais elementos vêm em módulos: USB, Wi-Fi, teclado sem fios, alto-falantes e memória flash. Ele não vem com monitor, mas tem uma entrada HDMI que pode se conectar a qualquer monitor ou TV. O sistema operacional é o Kano OS, baseado em Linux, e com ele é possível jogar e fazer modificações em games como Snake, Pong e Minecraft, navegar na internet, ouvir música, assistir vídeos, etc. Além disso, os jogos e as modificações podem ser compartilhados com outros usuários e, claro, é possível fazer download das modificações de outros. A linguagem de programação utilizada no sistema é a Kano Blocks, que, como o nome sugere, é baseada em blocos, parecendo um quebra-cabeças, para ensinar toda a lógica de programação. Por trás dos blocos, tudo o que se faz é transformado em código da linguagem Python.

O kit pode ser comprado no site da empresa Kano. Gostaria muito de adquirir esse kit para brincar um pouquinho com ele, mas a situação financeira do país não me permite…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s