Somente 2% das classes do país são equipadas com lousa digital

lousa digital
lousa digital

Sim, entendo a realidade do nosso país. Sei que em muitas cidades os alunos não tem carteira, lousa convencional, merenda, caderno, lápis, professor e escola. A discrepância educacional em nosso país que tem proporções continentais é muito grande. Mas como vamos conseguir oferecer uma educação condizente com as necessidades atuais do mercado de trabalho se não conseguimos oferecer nem condições que seriam adequadas para o século XIX?

Um estudo mundial divulgado em Maio deste ano pela consultoria britânica Future Source, constatou que apenas 2% das lousas utilizadas nas escolas brasileiras são digitais. Em outros países como EUA e Canadá a realidade é bem diferente, metade das salas já são equipadas com essa tecnologia. No Reino Unido o índice chega a 98%. (Font: Folha)

Já ouvi relatos de que, mesmo em escolas equipadas com as lousas digitais as mesmas não são utilizadas da forma adequada por resistência dos professores. Ao visitar uma escola particular na cidade onde moro, a responsável por dar suporte tecnológico aos professores disse que os mesmo não participam das oficinas de capacitação oferecidas pela escola e acabam deixando esse tipo de recurso de lado.

Outro fator de resistência muito significativo principalmente em escolas públicas é o valor ainda alto das lousas digitais. Para conseguir levar o equipamento para as salas de aula de mais de 500 mil alunos, a Universidade Estácio de Sá decidiu produzir sua própria lousa. O resultado foi uma lousa digital simplificada, a Teliom, que se tornou a primeira patente depositada pela instituição em 2014. “No futuro, as aulas serão só assim”, diz Lindália Sofia Junqueira, diretora de inovação da Estácio. (Fonte: Folha)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s