Kuddle – Aprendendo a compartilhar fotos de forma consciente

Sabemos dos perigos das redes sociais para nossas crianças, seja no compartilhamento de coisas do cotidiano ou de fotos. E é justamente para proteger nossas crianças desses perigos que elas não sabem que existem que existe idade mínima para se cadastrar em redes sociais. Como se adiantasse. Já ouvi vários pais dizendo que seus filhos tem contas em redes sociais pois mentiram sua idade. E se ao invés de impedirmos o acesso de nossas crianças nas redes sociais, conseguíssemos educá-las para seu uso de forma consciente?

Pensando nisso, foi criado o aplicativo norueguês Kuddle, uma rede social onde as crianças podem postar suas fotos e ao mesmo tempo aprender como fazer isso de forma consciente. O aplicativo é muito colorido e bem atrativo para crianças de todas as idades. O Kuddle oferece funções semelhantes as encontradas em outras redes sociais para publicação de fotos, (como o Instagram por exemplo), mas também oferece funcionalidades próprias, que segundo o próprio site são as seguintes:

  • Um amigo padrão é imediatamente adicionado a uma conta de usuário (veja Kodi Kuddle).
  • Antes que um usuário possa compartilhar uma foto, ele deve responder um conjunto de questões de controle de ensino.
  • É possível escrever legendas nas fotos destinadas ao compartilhamento.
  • Não é possível comentar nas fotos compartilhadas por outras pessoas – o que esperamos que venha a contribuir para a prevenção do bullying digital.
  • Não é possível marcar outros usuários.
  • “Curtidas” anônimas – nós do Kuddle esperamos que isto vá prevenir o surgimento de pressões sociais, como concursos de popularidade e assédio moral, mas ao invés disso, contribuir com o aumento das possibilidades de criatividade e o apreço pelo conteúdo, independentemente de quem o compartilhou.
  • “Amigos” que já foram adicionados não podem ser apagados pelo usuário; isso tem sido posto em prática para eliminar a exclusão de qualquer usuário particular; só os pais / responsáveis podem excluir os “amigos” de um usuário.
  • Não é possível ver o conteúdo de outros usuários sem ser aceito como “amigo” primeiro (configuração de privacidade padrão fixa).
  • Os usuários não podem ser localizados devido à desativação da função de “geo-localização”.
  • Nomes completos são visíveis em todas as contas – o compartilhamento de conteúdo impróprio terá consequências diretas para os usuários; eles não serão capazes de se esconder atrás de um “nome de usuário”, o que vai, portanto, promover um maior senso de responsabilidade.

O Kuddle também oferece uma funcionalidade que eu gostei bastante que é Controle dos Pais. Com esse recurso, os pais (ou responsáveis pela crianças) serão capazes de ajustar o conteúdo de suas crianças, a fim de garantir a sua segurança online. Também serão capazes de monitorar todas as atividades de seus filhos, incluindo o compartilhamento de fotos, a inclusão de legendas e os amigos adicionados.

Gostei bastante desse aplicativo. Acho que já que nossas crianças terão acesso a redes sociais, que seja pelo menos inicialmente através de um aplicativo onde podemos ter o controle do que elas fazem e ao mesmo tempo conscientiza-las de como essas ferramentas devem ser usadas, seus benefícios e riscos. Se você também quer apresentar esse aplicativo aos seus filhos, ele está disponível em versões para Android e iOS. Abaixo segue um vídeo explicativo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s