Mesadinha

Pois é gente, a situação financeira não está fácil pra ninguém não é mesmo? Pior ainda para aqueles que não tiveram uma educação financeira adequada. Infelizmente, muitos não conseguem se controlar e vão gastando tudo sem pensar no dia de amanhã. Mas nem tudo está perdido, já que podemos fazer diferente com nossas crianças, educando-as financeiramente desde sedo e de uma maneira bem diferente. Mesadinha é um jogo desenvolvido pela empresa catarinense Oficina da Inovação, com a proposta de ensinar de forma lúdica como organizar a vida financeira.

O jogo é como uma batalha entre o exército dos gastos e o exército da economia. Com soldados espalhados por um mapa, os estudantes colocam suas receitas e despesas mensais, como a mesada recebida dos pais ou o dinheiro usado para alimentação, diversão e contas de celular. Conforme os gasto são lançados, os soldados vermelhos avançam pelos territórios de maneira proporcional à despesa. Ao acrescentar um pagamento, é a vez do exército verde tomar conta do espaço. Além de visualizar os ganhos e gastos no formato de um mapa, o Mesadinha também oferece a possibilidade de analisar as informações em uma planilha, com a descrição detalhada dos lançamentos, e um gráfico, que informa as áreas que o adolescente gasta mais dinheiro. O jogo também oferece uma opção onde o usuário pode cadastrar algum objeto que ele pretende comprar, como um novo celular por exemplo.

O jogo oferece um manual para que seja utilizado como ferramenta educacional, o que já aconteceu em algumas escolas de Santa Catarina.

Anúncios

Um comentário sobre “Mesadinha

  1. Oi Cristiane.
    Se blog é muito interessante. Tenho uma sugestão de pauta pra você. tem algum email que possamos no comunicar?

    Obrigada
    Mariana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s