Qual o perfil do aluno que estuda on-line?

Foi-se o tempo em que só estudar dentro da sala de aula era a única opção que tínhamos. E que bom que agora temos outras alternativas como estudar on-line. Para entender melhor como isso acontece, como os alunos utilizam essa nova ferramente para estudo, o portal Porvir levantou algumas características dos alunos que utilizam as vídeo aulas para complementar os estudos:

1. Dificilmente assistem videoaulas com duração superior a 5 minutos

70% dos estudantes costumam optar por videoaulas mais curtas. Elas devem apresentar o conteúdo de forma objetiva e esclarecedora.

2. Preferem aulas com exemplos práticos

Vídeos com exemplos práticos são os preferidos dos alunos, que aprendem melhor do que com vídeos teóricos.

3. Acessam videoaulas no final da tarde e durante a noite

Os picos de audiência acontecem entre 18h30 e 20h30, período em que os estudes costumam começar a fazer sua lição de casa.

4. Procuram mais as videoaulas na época de provas

Os meses que possuem mais audiência para o site são nos últimos dias de abril, junho, setembro e novembro, épocas em que normalmente acontecem as provas bimestrais. Com esses dados, é possível perceber que os alunos estão utilizando plataformas on-line para tirar dúvidas e estudar para as provas.

5. Assistem videoaulas para tirar dúvidas sobre as tarefas escolares

Sexta-feira e sábado são os dias com menor acesso de videoaulas. Os dias com maior audiência costumam ser durante a semana, sendo que no domingo os estudantes voltam a acessar a plataforma, segundo Werneck, para entregar lições de casa durante a semana. Com base nesse comportamento, é possível observar que as videoaulas estão sendo utilizadas para ajudar a suprir a demanda por reforço escolar.

6. Gostam de participar de grupos de estudos

Os estudantes gostam de trocar conhecimentos com outros colegas. Atualmente, o Kuadro possui cerca de 100 grupos de estudo. Em uma página sobre redação, por exemplo, os adolescentes costumam postar os seus textos e receber o comentário de outros alunos. Com isso, eles podem observar o que precisam melhor no seus textos e identificam erros dos colegas.

7. Ajudam a tirar dúvidas de outros alunos

Nos fóruns sobre dúvidas de exercícios, os alunos costumam compartilhar seus conhecimentos e ajudam esclarecer as questões dos outros colegas. Para Werneck, essa troca ajuda o aluno se sentir útil ao poder usar os seus conhecimentos para colaborar com os outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s