Teclado Amigo

Criado em 2000, no NCE, Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, o sistema Teclado Amigo é um conjunto de diversos programas que visam permitir o acesso a um computador por pessoas que não poderiam controlar efetivamente o teclado e o mouse devido a limitações físicas. Para essas pessoas, o uso do teclado e do mouse é muito difícil fazendo com que algumas desistam de utilizar o computador. Para que uma pessoa possa fazer uso do Teclado Amigo, é necessário que ela tenha um domínio consciente de pelo menos uma parte do corpo como mover um dedo, fechar os olhos ou soprar.

O Teclado Amigo funciona da seguinte forma:

  1. O computador desenha na tela uma série de elementos a serem selecionados, como por exemplo um conjunto de figuras ou letras do alfabeto. O que será escrito na tela depende da finalidade de cada programa.
  2. Um cursor se move automaticamente sobre estes elementos na tela. Em alguns programas estes elementos podem ser envolvidos por uma tarja colorida para facilitar a visualização de qual elemento está selecionado a cada momento.
  3. A pessoa usa um acionador conectado ao membro sobre o qual ela tem controle. Quando o cursor móvel atinge o elemento desejado, ela ativa este acionador.
  4. O programa então executa a ação associada a este elemento, por exemplo, fala uma frase, ou escreve uma letra num editor de textos, ou executa alguma operação previamente definida.

Para baixar e conhecer melhor esta ferramenta clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s