Bibliotecas com acervo em braile e livros falados

Participo no Linkedin do grupo Gestão Educacional Privada & Gestores onde a Eliana Rezende (também participante do grupo) publicou uma lista de bibliotecas na capital e região metropolitana de São Paulo que oferecem livros em braile e falados. Achei muito interessante e vou reproduzi-la aqui:

– Biblioteca Louis Braille – Centro Cultural São Paulo
Localizada no Centro Cultural São Paulo, a biblioteca reúne mais de 6 mil títulos, entre livros em braille e audiolivros, além de computadores com programas específicos para a acessibilidade dos usuários. O acervo inclui obras didáticas e paradidáticas para alunos do ensino fundamental, médio e universitário, literatura infanto-juvenil, obras de ficção, com clássicos da literatura brasileira e portuguesa e periódicos falados. Ela faz parte do Sistema Municipal de Bibliotecas da Prefeitura de São Paulo.
Informações gerais
Telefone: (11) 3397-4088
E-mail: bibliotecabraille@prefeitura.sp.gov.br

Além da Biblioteca Louis Braille, existem outras bibliotecas públicas que possuem livros em Braille. Outro recurso interessante é a lupa eletrônica, que facilita a leitura para pessoas com baixa visão. Mais informações e contatos dessas bibliotecas você encontra no site da Prefeitura de SP.

– Biblioteca Circulante de Livro Falado – Fundação Dorina Nowill para Cegos
Conta com um acervo de mais de 1.600 títulos falados, disponível para empréstimo aos deficientes visuais de todo o país. Entre os assuntos estão clássicos da literatura nacional e estrangeira, obras de leitura obrigatória para vestibulares e “best-sellers”. Os livros podem ser enviados pelos Correios. As regras para os empréstimos estão descritas na página da biblioteca.
Informações gerais
Telefones: (11)5087-0991 / 5087-0990
E-mail: biblioteca@fundacaodorina.org.br

– Espaço Braille da Biblioteca do Centro Universitário SENAC – Campus Santo Amaro
Acervo de livros falados e em braille, voltado para pessoas com deficiência visual, visão sub-normal e deficiência múltipla. O espaço também possui uma impressora Braille e oferece os seguintes serviços:
– Aulas de Informática para deficientes visuais e pessoas com visão subnormal
– Oficina de Reforço de Braille para deficientes e videntes
– Serviço de digitalização, impressão em braille e gravação em áudio
– Empréstimo de livros, CDs (de música e livro), DVDs. Neste caso, é necessário realizar cadastro gratuito.
Informações gerais
Telefones: (11) 5682-7450 / 7454 / 7495
E-mail: bibliotecacampussenac@sp.senac.br

– Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira (Diadema)
A biblioteca é subordinada à Prefeitura de Diadema e atende a pessoas com todo o tipo de deficiência (intelectual, física, visual e múltipla). Há publicações em Braille e livros falados (inclusive há, também, serviço de transcrição braille e gravação de livros falados); intérpretes de Libras, entre outros serviços.
Informações gerais
Telefone: (11) 4071-9684
E-mail: bbinclusao@diadema.sp.gov.br

– Espaço Braille – Biblioteca Monteiro Lobato (São Bernardo do Campo)
O acervo faz parte da Biblioteca Monteiro Lobato, gerida pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. Conta 1.500 títulos em braille, além de 50 livros falados. Também possui equipamentos especiais de escrita e impressão de textos para cegos e pessoas com baixa visão.
Informações gerais
Telefone: (11) 4125-1059
E-mail: braille.sbc@gmail.com

– Espaço Braille Professora Alice Ribeiro (Guarulhos)
O espaço faz parte da Biblioteca Monteiro Lobato, em Guarulhos. Oferece atendimento especialmente direcionado às pessoas com deficiência visual, facilitando o acesso a livros didáticos, paradidáticos, infanto-juvenis, romances etc., ampliados ou transcritos ao Sistema Braille ou gravados em CDs. Há equipamentos especiais para leitura e produção de textos para cegos e pessoas com baixa visão.
Informações gerais
Telefone (11) 2087-6900

Depois que vi essa lista pensei: Será que a Biblioteca Municipal da minha cidade (leia Presidente Prudente – SP) oferece também esse tipo de livros? Fui então consultar o acervo e vi que são oferecidos sim alguns livros em braile. A Biblioteca Municipal de Presidente Prudente fica no Centro Cultural Matarazzo, Rua Quintino Bocaiuva , 749 – Vila Marcondes. Para saber quais títulos são oferecidos em braile você também pode consultar através deste link.

Por favor, compartilhem através dos comentários se na sua cidade também são oferecidos livros para pessoas com deficiência visual.

Anúncios

2 comentários sobre “Bibliotecas com acervo em braile e livros falados

  1. Olá Cristiane,
    Gostamos do seu blog e gostaríamos de entrar em contato para apresentar-lhe o ExamTime (www.examtime.com.br). Ele é um software livre online para professores e alunos. Foi desenvolvido com foco na inclusão da tecnologia em sala de aula. Através dele é possível criar Mapa Mental, Quiz, FlashCards, Anotações e Plano de Estudos.
    Se possível gostaríamos de entrevista-la para falar sobre seu Blog e o tema exposto nele. E se possível também divulgar a nossa ferramenta aos seus leitores.
    Aguardo contato,
    Abraço
    Alessandra Fu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s