Aiello – Jogo educativo para crianças com autismo

AielloGraças a novela Amor à Vida tem-se falado muito sobre o autismo (transtorno global do desenvolvimento). O assunto também foi abordado pelo Doutor Drauzio Varella  no Fantástico. Eu sempre fui muito interessada neste assunto e somente há pucos dias me dei conta de que no blog não havia nada sobre o assunto (até agora). Resolvi então pesquisar sobre jogos educativos para autistas e encontrei o Aiello. É um jogo com o objetivo de ajudar a criança na aquisição do vocabulário. Funciona online e foi desenvolvido pelo Rafael Cunha como parte da sua dissertação de mestrado. Rafael foi motivado pela esposa que é fonoaudióloga e na época atendia uma criança autista que gostava muito de computador.

Pois bem, fui testar o jogo. Ao entrar no site me deparei com um esquilo muito sorridente. Para jogar é necessário enviar um e-mail para o endereço contato@jogoseducacionais.com para aquisição de um usuário e senha gratuitamente. Ao acessar vemos o rosto de uma criança com três opções. A primeira, da esquerda para a direita é referente as configurações como cadastro da criança, configurações do vocabulário, tipo de treino e configurações do jogo. A segunda opção mostra estatísticas do jogo e a terceira a criança começa a jogar. Ao iniciar o jogo, o esquilo mostra em uma placa uma figura (fruta, animal, ferramentas, etc) e também diz o nome da figura. Abaixo a criança precisa clicar na figura de mesma aparência da que está sendo mostrada na placa, ou seja, relacionar as duas figuras. Ao acertar é mostrada uma frase bem colorida e brilhante de incentivo e o esquilo também parabeniza a criança. Achei o jogo muito gostoso, bem lúdico e atrativo.

“O modelo que ele utilizou é muito interessante, chama-se escolha segundo a amostra. Você tem uma amostra e duas opções. Se escolhe a certa, a criança é recompensada de alguma forma, toca uma música ou o bonequinho se mexe”, explica Carolina Lampreia, professora do Departamento de Psicologia da PUC-RJ que auxiliou Rafael.

O jogo é recomendado para crianças entre cinco e nove anos de idade.

*Atualização: No dia 20/11, recebi um e-mail do desenvolvedor do jogo anunciando as seguintes novidades:

– Pode ser baixado para o seu computador gratuitamente
– Mais palavras e novas categorias: Letras, Cores e Números
– Versão para IPad, IPod e IPhone
– Versão para dispositivos com Android

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s