Aplicativo traduz voz para língua de sinais

ProDeafElaborado há três anos durante um curso de mestrado em ciências da computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o ProDeaf é o primeiro aplicativo para dispositivos móveis capaz de traduzir frases de texto ou voz em português para Libras (Língua Brasileira de Sinais). “Um dos integrantes do grupo é surdo e queríamos criar meios de nos comunicarmos com ele. A partir daí surgiu a ideia de desenvolver um programa que ajudasse surdos e ouvintes”, conta João Paulo Oliveira, CEO da ProDeaf.

Dados do senso do IBGE feito em 2010 apontam que existem no país 10 milhões de surdos, mas deste total, 2,7 milhões não conhecem a língua portuguesa. O ProDeaf pretende eliminar a barreira de comunicação, especialmente entre pessoas do mesmo convívio social, como parentes e amigos que muitas vezes não conhecem a linguagem de sinais. O app usa uma base de dados com cerca de 3.700 sinais. Mas a empresa pretende ampliá-la incluindo também sinais específicos de determinadas regiões do país. A ProDeaf também lançou uma ferramenta web que permite aos surdos e intérpretes cadastrarem novos sinais em uma plataforma online com ajuda do sensor Kinect. A ferramenta reconhece como é o sinal e salva seu movimento no software do ProDeaf, ampliando assim seu banco de dados.

Fiz a instalação do aplicativo no meu Smartphone e gostei muito. Além do reconhecimento por voz ele traz um dicionário e também a opção de digitar a palavra ou frase desejada. Para quem sempre quis aprender mas não ainda não encontrou tempo para fazer aulas como eu, vale muito apena conhecer esse app. Clique aqui, acesse o site oficial do projeto para conhecer melhor e adquirir o aplicativo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s