Porque professores não utilizam software livre?

FislEntre os dias 3 e 6 de Julho acontecerá a 14ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL), em Porto Alegre (RS). O Grupo de Trabalho (GT), criado no FISL a três anos e focado em educação, chama a atenção para a falta de capacitação dos professores para o uso de software livre nas escolas. “A dificuldade não é ter software livre nas escolas, mas sim saber usá-lo como ferramenta pedagógica”, diz Rainer Krüger Integrante do grupo e criador do sistema Pandorga Linux.

Para Krüger, o uso do software livre vai muito além da questão técnica. “Nós buscamos estimular a liberdade de pensamento e a disseminação do conhecimento para todos os níveis escolares. Este GT mostra, de forma prática, como se pode construir qualquer conhecimento de forma democrática e aberta”.

O que se observa hoje em dia é que as escolas estão equipadas mas os professores não tem treinamento, suporte e até mesmo apoio para utilizar softwares educativos, principalmente os livres. Encher as escolas de computadores não basta para mudar a educação do nosso país. Segundo o último Censo Escolar, de 2012, no ensino fundamental da rede pública, 48,6% das escolas têm laboratório de informática, enquanto 45,8% contam com acesso à internet. A situação é melhor no ensino médio, onde 92,4% das escolas públicas possuem laboratórios de informática e 93% acesso à internet. Nos dois casos, há mais laboratórios de informática que bibliotecas. Mas e treinamento? E incentivo para esses professores utilizarem essas ferramentas? Isso precisa ser melhorado e muito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s