Java para crianças através do video game

imagesO jogo CodeSpells, criado por uma equipe da Universidade da Califórnia em San Diego, promete ensinar a linguagem de programação JAVA como se fosse brincadeira de criança. Seu primeiro teste foi feito com um grupo de 40 meninas com idades entre 10 e 12 anos.

A linha de história do CodeSpells é simples: o jogador é um mago chegando a uma terra habitada por gnomos. Os gnomos também tinham sua mágica, mas a perderam em algum ponto. O mago deve então ajudar os gnomos a reencontrar sua mágica. Inconscientemente, o jogador escreve seus feitiços em Java, sendo são sete magias disponíveis, incluindo levitar objetos dentro do jogo, voar e fazer fogo. Os jogadores também podem ganhar distintivos realizando missões simples, que os ajudam a dominar as magias do jogo.

Quando os jogadores completam o primeiro nível do jogo, eles já aprenderam os principais componentes da linguagem de programação Java, como os parâmetros, declarações for e ifloops e loops while, entre outras habilidades. “Esperamos que eles fiquem tão viciados em aprender programação quanto ficam com os jogos de videogame,” disse Stephen Foster, que programou o jogo com sua colega Sarah Esper.

O jogo é totalmente em inglês e gratuito e está disponível no endereço https://sites.google.com/a/eng.ucsd.edu/codespells/. Tenho certeza de que não serão só as crianças que vão aproveitar esse jogo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s