10 habilidades do aprendizado digital

Cada vez mais nos deparamos a nossa volta com dispositivos digitais que podem nos oferecer alguma forma de aprendizado. Mas como aproveitar isso de forma satisfatória? O site Universia Brasil destaca dez habilidades que devemos ter para proveitar o aprendizado digital:

Curadoria – Significa selecionar e cultivar as melhores fontes de informação, conhecimento e crítica na web. A internet traz consigo milhões de informações todos os dias, mas isso não quer dizer conhecimento. A curadoria é a capacidade de selecionar dentre esses dados aquilo que é realmente relevante e transformador.

Formular perguntas importantes – Com tantas informações disponíveis, é necessário saber fazer as perguntas certas. O Google está disponível todas as horas de todos os dias, mas para aproveitá-lo efetivamente, o internauta precisa saber como funciona a busca. Fazer as perguntas certas é uma habilidade essencial.

 

 

Priorizar – Priorizar, como uma habilidade digital, significa separar aquilo que é mais importante, seja uma informação, recurso ou entretenimento, para que cada coisa seja feita na hora certa.

Curiosidade –  A curiosidade é importante não só como capacidade digital, mas em qualquer área do aprendizado. Sem ela, não há a busca por conhecimento, por respostas e por explicação. Uma ação essencial no desenvolvimento de todo ser humano.

Colaboração – Quem constrói a internetsão seus usuários. Não apenas nos conteúdos, mas também na distribuição desses recursos. Ao encontrar algo interessante e útil, o aluno deve dividir com outras pessoas e colaborar para que isso se torne cada vez melhor e mais eficiente.

Adaptar – Um ótimo exemplo dessa habilidade são as redes sociais. Há inúmeras aplicações para o Facebook, Twitter e outras mídias que são descobertas a cada dia. Aproveitá-las irá depender de outras habilidades digitais que já citamos, como a curiosidade e a colaboração.

Monitorar Tendências – Quantas coisas novas já surgiram da internet? Até revoluções em países de regime autoritário já se aproveitaram da potencialidade da web para promover mudanças democráticas. Os estudantes devem estar atentos para tendências, simples ou revolucionárias, que podem ajudá-los a se desenvolverem como cidadãos e profissionais.

Honrar limites – A ética onlinedeve estender-se por todos os limites da internet. Educadores e estudantes devem honrar esses limites e passá-los adiante.

 

 

Habilidades de aprendizado digital: Citar fontes corretamente

Com tantas informações na internet, os alunos devem saber citar as fontes corretamente em seus trabalhos. Os professores devem transmitir essas regras de forma clara e objetiva e se informar de todas as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Contextualizar – Não só na esfera digital, mas em todos os aspectos da educação, os estudantes devem saber contextualizar as informações e matérias em seu posicionamento histórico, social e estabelecer conexões entre todos os conteúdos passados nas aulas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s