Dicas para usar o Pinterest em sala de aula

Lançado em março de 2010, o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos, que se assemelha a um quadro de avisos, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temática, como de jogos e roupas por exemplo. Cada usuário pode compartilhar suas imagens, re-compartilhar as imagens de outros utilizadores e coloca-las em suas coleções, comentar e realizar outras acções dispobilizadas pelo site. É afiliado com o Twitter e Facebook, para que os usuários possam interagir com uma ampla comunidade. Foi eleito um dos melhores websites de 2011 pela revista Time. Como outras redes sociais, é claro que podemos utilizá-la no meio educacional. Aqui vão 5 dicas de como usar o Pinterest em sala de aula:

Visite a Categoria Educação

Uma das maneiras mais fáceis para começar a usar Pinterest para a educação é visitar a página da categoria educação no site. Isso permite que você navegue pelas placas que outros membros criados em uma variedade de temas educativos. Conforme você navega você pode encontrar placas que cobrem o material que você já está procurando e você pode ligar para eles como um recurso adicional para a sua classe ou planejamento de aulas.

Criando suas próprias placas

Outra opção é usar como uma ferramenta organizacional para as informações que você encontrar online que você pode usar em sala de aula. É fácil de prender o site você encontra a uma placa sobre o tema certo para que você possa acessar as informações quando você precisar dele. Um dos problemas com bookmarks é que é muito fácil para eles tornarem-se desorganizados, e você pode gastar tempo vasculhando todos eles.

Fornecimento de listas de leitura e Recursos Adicionais

Professores universitários começaram a usar Pinterest como um lugar para postar seu currículo, bem como recursos adicionais para as aulas. Um exemplo disto é placas Steven Bickmore de Pinterest. Ele ensina Inglês, e tem diversas placas dedicadas a classes específicas ou grupos de foco.

Projetos e material suplementar
Os pais também podem utilizar as informações que encontram em Pinterest para complementar os projetos escolares e de aprendizagem que seus filhos estão fazendo na escola. Ao encontrar algo interessante, você pode adicioná-lo aos seus Pins, para que você possa facilmente encontrar e acessar novamente a informação.

Linha de pesquisa
Outro uso possível é ter os seus alunos a criar quadros dedicados a projetos de pesquisa. Esta é uma ótima maneira para os estudantes que estão trabalhando em projetos do grupo para compartilhar recursos remotamente e, em seguida, gerar um debate com base na pesquisa que foi concluída. A pesquisa é fácil de usar e compartilhar.

Agora é colocar a mão na massa.

Fonte: Edudemic

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s