Matemática, a vilã das matérias

Em 2011 cresceu o número de alunos que saem do ensino médio sabendo menos que o básico de matemática (fonte), que sempre foi vista como a vilã das matérias. Por mais que os professores se esforcem para ensinar, os alunos sempre fazem cara feia, reclamam que é muito difícil e que nunca vão conseguir aprender.

Não é fácil para o professor tornar a matemática agradável e facilitar o aprendizado dos alunos. Uma alternativa para chamar a atenção dos alunos para essa matéria que é tão importante no nosso dia a dia, são os softwares educacionais voltados para o ensino da matématica:

Geogebra: Geometria, funções, álgebra e planilha de cálculo interativos. Pode ser usado do ensino fundamental à universidade. Oferece materiais de apoio gratuitos.

Kmplot: pode ser usado para desenhar as funções cartesianas, paramétricas e as funções nas coordenadas polares. Aceita vários modos de grade e os desenhos podem ser impressos com alta precisão na escala perfeita. Pode-se também desenhar várias funções simultaneamente e combiná-las para criar funções novas. Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Calc 3D: Calculadora 3D que calcula 3 vetores dimensionais, matrizes, números complexos e quaternions. É capaz de fazer cálculos normais como adição subtração, produto, divisão, vetores de unidades, comprimento, medidas, ângulos entre vetores e muito mais.

Kalcul: O jogador tem 16 cartas com números. Uma operação é exibida em uma tela pequena no canto direito da placa. Você tem que clicar sobre a resposta certa no tabuleiro. O cartão com a resposta desaparece. Kalcul suporta adição, subtração, multiplicação e divisão. Há 3 níveis: fácil, médio e difícil.

Modellus: é um ambiente computacional que permite a construção e simulação de modelos de fenômenos físicos, químicos e matemáticos utilizando equações matemáticas que representam esses fenômenos. Desta forma o usuário descreve o modelo matemático que representa o fenômeno, o Modellus realiza a simulação computacional  deste.

Kpercentage: O jogo apresenta diversas opções de operações com porcentagem e pode ser usado para praticar e testar os conhecimentos do aluno. Faz também uma porcentagem de quantas vezes o aluno jogou e quantas acertou. Para jogar basta escolher um tipo de exercício, clicando nele e depois completar os campos em brancoe clicar em Aplicar para ver se o resultado está correto. A interface é colorida, divertida e fácil de usar.

Existem vários outros softwares matemáticos que podem ajudar os professores a deixar suas aulas de matemática mais atraentes e eficientes, baixando assim o número de alunos que sai da escola sem saber ao menos o básico da matemática.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s