QR Code

Código QR é um código de barras em 2D, do qual a leitura pode ser feita  dos celulares modernos equipados com câmera e também de webcans. Esse código pode ser convertido num pedaço de texto (interativo), endereço URL, número de telefone, uma localização GEO, um e-mail, um contato ou um SMS. O QR Codes é muito utilizado para virtualização.

Algumas dicas para seu uso educacional:

  • Lição de casa/ Plano de estudos: O professor pode criar um QR Code para tarefas semanais. Uma ótima maneira de economizar papel.
  • Aulas de música ou instrumentos: Pode criar vinculos com arquivos MP3.
  • Curriculos: Os estudantes podem criar seus curriculos e apresenta-los em uma entrevista no formato QR Code. Além de ser uma ideia diferente, o recrutador pode considerar uma inovação.
  • Votação: Os estudantes podem participar das pesquisas que são realizadas nas aulas para aprender sobre algum ponto de vista, e simplesmente tirar uma foto a partir do seu telefone celular para a resposta que eles consideram.
  • História / Ciência: Os estudantes podem criar um QR code de uma imagem e quandos as pessoas fizeram a leitura com o aplicativo, imediatamente verias informações importantes sobre a imagem.
  • Avaliações online: É possível criar avaliações interativas, que poderiam ser publicadas “online” para que o estudante  fizessem em tempo real, fornecendo assim sua nota instantaneamente.
  • Avaliações físicas: Realizar uma avaliação tradicional no papel no qual haveria 3 modelos diferentes, em que os alunos podem usar seus telefones celulares para decodificar um QR Code que seria um dos questionarios recebidos, é dado a eles um tempo para entregar o quiz, desta maneira podem analisar um paragrafo ou situação descrita no link fornecido para responder o questionário.
  • Assinar um canal de noticias RSS.
  • Incluir e facilitar a distribuição de materiais digitais para reforçar o intercambio entre as classes.

Finalmente, a maior importância ods QR Codes não está na sua aplicação específica, mas as oportunidades de usá-los como dispositivos de entrada em ambientes de aprendizage.

Fonte: mlearningpedia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s