Professores estão sendo ultrapassados por seus alunos

Vamos voltar a falar sobre a necessidade mais que urgente que os professores tem de aprender a usar as novas tecnologias em sala de aula. São vários os professores que já acordaram para essa nova realidade, mas esse número ainda é muito pequeno. Alguns não se preocupam com isso por medo, por falta de incentivo, alguns porque já estão para se aposentar, falta de estrutura, falta de um coordenador que execute sua função, enfim, motivo não falta.

Pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostra que 64% dos docentes entrevistados acreditam que os alunos entendem mais de computador e internet do que eles próprios. Foram entrevistados 1,5 mil professores e quase 5 mil alunos de 497 escolas para identificar os usos da internet na rotina do ensino público do país. Segundo o CGI.br, 100% das unidades da rede em área urbana estão equipadas com computadores e 92% têm acesso à internet. Em média, os colégios tinham 23 computadores instalados e 18 em funcionamento. Para 75% dos docentes entrevistados, a principal fonte de apoio para o desenvolvimento de suas habilidades tecnológicas são os contatos informais com outros educadores.

O professor precisa ter consciência de que o papel do professor não é mais o de detentor do saber. Ele deve estar aberto para também aprender com o aluno, principalmente a utilizar novas tecnologias. O ministério da educação oferece um programa que já capacitou 300 mil professores, mas só isso não é o bastante. Se antes o professor precisava sempre se manter atualizado, com o uso de novas tecnologias essa necessidade se torna maior ainda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s