Robótica Educacional

Cada vez mais a interação homem/máquina está presente em nosso cotidiano através de dispositivos robotizados como elevadores, caixas eletrônicos e o portão da sua garagem, que possibilitam a nossa tranquilidade principalmente em atividades perigosas, inacessíveis ou rotineiras. Na educação a robótica possibilita observar o processo de construção e elaboração do pensamento do aluno e o caminho que fez para chegar até um determinado fim. Os objetivos e modos de trabalho utilizando a robótica podem ser variados como desenvolver o raciocínio lógico, criatividade, autonomia e a compreensão.

Durante o processo de criação de um robô, o aluno precisa refletir muito sobre o que se está fazendo de forma ordenada e lógica tendo sempre uma consequência. Ao montar e desmontar, testar a programação elabora-se uma rede de conexões neurais bastante complexas. A robótica faz com que o aluno seja o centro do processo podendo aplicar sua imaginação criadora e interferir no meio, deixando de lado a visão de que a educação é de total responsabilidade do professor, o que tem sido um grande desafio para as escolas modernas. O trabalho em grupo que é tão exigido nos dias de hoje pode ser incentivado no aluno através da robótica, já que os projetos sempre são feitos em grupo. A interdisciplinariedade também é requerida no trabalho com a robótica.

Visando todos esses benefícios, no ano de 2005 na cidade de Ivrea na Itália iniciou-se o projeto de criação do Arduino, hardware de plataforma aberta baseado em uma placa com simples entradas e saídas e ambiente desenvolvido de implementação e processo de linguagens. É multiplataforma, baseado no processamento de programação IDE feito através de um cabo USB. Você pode comprar todos os componentes, baixar o diagrama do circuito e montar sua própria placa ou comprá-la pronta. Esse projeto é desde sua criação revolucionário em muitos quesitos, principalmente na abertura do código da placa e no baixo custo, o que possibilita sua inserção no meio educacional.

Em São Paulo, na Casa de Cultura Digital, o Garoa Hacker Clube, um hackerspace oferece as quintas feiras a Noite do Arduino, que ajuda os iniciantes na programação dessa plataforma. Iniciativas como essa ajudam a popularizar o Arduino para o cidadão comum que sempre viu a eletrônica como um bicho de sete-cabeças.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s