Jogos Educacionais

Que tal ensinar seus alunos brincando? É isso mesmo, os jogos deixaram de fazer parte da vida escolar somente durante o recreio. Os professores podem e devem sim utilizar jogos educativos para facilitar o aprendizado das crianças. Além de ser um momento lúdico no caso das crianças, desenvolve também a imaginação, o poder de resolução de problemas, a criatividade, competição e desafio  facilitando a absorção do conhecimento em diversas áreas.

Os jogos digitais estão cada vez mais presentes na vida dos estudantes através das redes sociais (Orkut e Facebook principalmente). Cabe aos professores conhecerem os jogos preferidos de seus alunos e descobrir como podem ser aproveitados em sala de aula. Exemplo disso é o super popular jogo Angry Birds, que está sendo utilizado por professores de várias escola no ensino de física. Com ele os alunos aprendem a calcular parábolas, trajetórias e força da gravidade. Para conscientizar os alunos sobre a preservação dos animais, os professores podem utilizar o jogo  My Conservation Park do Facebook. E como não mencionar o Mega City (sou viciada) onde os alunos podem aprender noções de planejamento, organização e cumprimento de metas.

Os exemplos são bem variados e os professores com certeza não terão muito trabalho para descobrí-los, é só pedir ajuda para seus alunos e aproveitar ao máximo essa brincadeira educativa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s