Ferramenta poderosa na educação

Para os professores hoje em dia, ensinar não é mais como antigamente. Foi se o tempo em que lousa, giz e uma boa garganta davam conta do recado. Lições repetitivas, decoreba sem muito entendimento do “por que as coisas são assim” não fazem mais efeito.

Os profissionais da educação nos dias atuais se sentem praticamente obrigados a inovar para conseguir cumprir seu papel de ensinar. É preciso encontrar formas diferentes de chamar a atenção de crianças e jovens que tem acesso o tempo todo a diversos tipos de informação, aproveitar esse conhecimento já adquirido e mostrar-lhes o caminho para aprimorar e aumentar seu conhecimento.

O computador tornou-se ferramenta indispensável em todas as áreas e no meio educacional não foi diferente. Desde que utilizado de forma correta, tem se apresentado a favor de uma educação mais dinâmica, trazendo de volta o interesse do aluno em aprender, e não somente a encontrar conteúdo na internet de forma desordenada, sem foco. O uso de tecnologias no processo de ensino/aprendizado possibilita ao professor uma diversidade maior de atividades fazendo com que o aluno desenvolva melhor algumas habilidades dependendo da faixa etária de cada aluno.

Alguns problemas ainda inviabilizam a implementação dessa ferramenta nas escolas, como a falta de recursos para aquisição de hardware, software e treinamento dos professores, já que muitas ainda não conseguem oferecer o mínimo de estrutura necessária para seus alunos.

Uma soluções para esse problema seria a utilização de softwares livres, hoje encontrados em grande diversidade para uso educacional. São exemplos:

  • Edubuntu: desenvolvida pela Canonical, distribuição Linux baseada no sistema operacional Ubuntu customizada especialmente para ambientes escolares;
  • Kbrusch: jogo utilizado para o ensino de frações;
  • Step: simulador interativo de física onde são colocados corpos e forças em uma cena para início da simulação;
  • Ipodder: gerenciador de podcasts;

A lista é grande e bem variada, com softwares de fácil entendimento, facilitando assim a inserção da informática na educação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s